[Contos] Crimes de paixão - Dalton Trevisan
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Valor: 15,00
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Sebo "Toca da Cultura"
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Endereço: Av. Presidente Vargas, 560. Galeria Alberto Lopes. Entre Riachuelo e Aristides Lobo. Última loja no final do corredor.
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Editora: Record
Ano: 1991 (2° edição revista)
Páginas: 128
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Naquele tempo, Dalton era um grande nome do conto brasileiro, já consagrado pela crítica. Hoje, é um grande nome do conto mundial, traduzido para muitas línguas e objeto de inúmeras teses. O essencial é que nestes dez anos tivemos a edição ou reedição (e no caso de Dalton uma reedição é virtualmente uma nova primeira edição, pois ele reescreve a maioria de seus trabalhos) de uma dezena de livros do mais alto nível literário, que fixaram definitivamente a nova imagem do conto no Brasil. Uma imagem que tem sido imitada e mesmo copiada por duas gerações de contistas mais jovens. Afinal de contas, todos nós precisamos de um mestre. E ele aí está em Novelas Nada Exemplares, Morte na Praça, Cemitério de Elefantes, O Vampiro de Curitiba, Desastres do Amor, Guerra Conjugal, O Rei da Terra, O Pássaro de Cinco Asas, A Faca no Coração, Abismo de Rosas, A Trombeta do Anjo Vingador.
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Um crítico musical escreveu com admiração que Beethoven repetia interminavelmente as mesmas frases melódicas, e nisso estava o seu gênio. Nunca se satisfazia com a forma inicial nem com as formas sucessivas, pois a criação é um salto para o eterno. Não vou comparar Dalton a Beethoven, mas o fato é que observação análoga tem sido feita mais de uma vez a respeito de seus contos recentes, que repetem os desencontros e conflitos de João e Maria, de todos os Joões e Marias de uma Curitiba irremediavelmente küscb. Não o comparo a Beethoven, mas não posso impedir que ele me lembre insistentemente Jerônimo Bosch, seja no seu Universo dos Infernos Sexuais, seja no seu Jardim das Delícias Terrestres, tão populares na Idade Média, cujos costumes e vícios representavam.
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Os últimos livros de Dalton Trevisan, especialmente este Crimes de Paixão, mostram-nos a minuciosa descida do escritor aos infernos particulares, criando com as várias histórias uma espécie de painel grotesco, com rasgos de patético e beleza contrastantes. Já se disse de Bosch que ele utilizava perversões obscenas como elemento de crítica moral. Neste ponto, não podemos dizer que Dalton nos vem com intenções moralizantes, não é sequer um satírico (talvez só um pouquinho sádico no deleite com que nos descreve as pequenas misérias, as frustradas devassidões, os fetichismos impotentes).
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